Notícias

Sooro: Desenvolvimento em tecnologia para produzir qualidade

22/03/2018

A Sooro surgiu no ano de 2001 em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, em uma pequena unidade industrial de concentração de soro de leite, com capacidade de processamento de apenas 150000 litros/dia. O número de colaboradores inicialmente era de 13 pessoas.

Ao longo dos 17 anos de atividades, houve um desenvolvimento muito grande em todos os sentidos. O aumento do rigor referente à legislação ambiental foi um grande aliado da empresa, uma vez que fez com que todos os produtores de soro de leite enxergassem a necessidade de buscar uma destinação industrial para o seu produto e o trabalho desenvolvido pela Sooro veio ao encontro a essa necessidade.

No desenvolvimento técnico e econômico da empresa, houve um crescimento exponencial, baseado em investimentos em equipamentos e tecnologias, qualificação técnica de seus profissionais, certificações de qualidade e desenvolvimento de clientes altamente exigentes e criteriosos.

Atualmente, a empresa possui um quadro de cerca de 260 colaboradores diretos e uma capacidade de produção instalada para processar 80 toneladas de “Sólidos de Soro por dia”, o equivalente ao volume de cerca de 1.500.000 litros de soro por dia.

A empresa foi a pioneira no Brasil a se dedicar exclusivamente ao processamento de soro de leite e foi a primeira a fazer uso da tecnologia de “Concentração por Sistemas de Membranas (Osmose Reversa, Nanofiltração e Ultrafiltração) e também foi a primeira a disponibilizar ao mercado o “Soro Parcialmente Desmineralizado em Pó”, “Concentrado Proteico de Soro em Pó – WPC” e “Permeado de Soro de Leite em Pó”. Esses ingredientes atendem diversas aplicações, tais como suplementos alimentares, chocolates, massas, carnes e derivados, panificação, bebidas lácteas e iogurtes, queijos processados, entre outros.

Ao longo de sua trajetória, a Sooro investiu e desenvolveu um eficiente Sistema de Gestão da Qualidade. Em sua Política da Qualidade estão inseridos todos os programas exigidos pela legislação (MAPA), tais como: BPF, PPHO, 5S, Programas de Autocontrole, Controle de Pragas, Sistemas de Calibrações, HHCCP e PSO. Além dos programas acima citados, a empresa possui implementado os Programas de SGA – Sistema de Gestão Ambiental, Programa de Sustentabilidade e Programas de Responsabilidade Social. A empresa também possui as certificações BRC (British Retail Council) e Halal.

Desde o início de suas atividades, a empresa tem a sustentabilidade como essência em seus negócios. A própria matéria prima, o Soro de Leite, que é um produto altamente poluente, caso seja destinado ao meio ambiente sem nenhum tipo de tratamento, demonstra a preocupação da Sooro em relação a esses aspectos. A empresa possui um Programa de Sustentabilidade implantado, que se baseia em três aspectos:  econômico – para garantir o retorno de capital investido por parte dos acionistas, assim como garantir a obtenção de recursos para o investimento contínuo no negócio; social – com objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em geral e ambiental – na implementação de políticas de controles ambientais que possam mitigar os impactos causados pela operação e garantam a perfeita harmonia e cumprimento aos requisitos da legislação pertinente.

22 3 4 1